A OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.
Após tantos anos atuando na área da saúde emocional e mental, posso acrescentar que… SAÚDE também é estar de bem com sua essência, estar em paz com a sua consciência, estar permanentemente trabalhando em favor do seu progresso, seja a nível individual ou coletivo.
Ninguém pode negar a importância de se estar alinhado com suas metas e necessidades mais intrínsecas, construindo um equilíbrio real entre o físico, o emocional, o mental e o espiritual.
Quando mergulhamos em nossas águas mais profundas, embora misteriosas e quase sempre assustadoras, passamos a compreender, paulatinamente, quem somos, e, consequentemente, ficamos mais próximos da felicidade.
Só podemos atender a nós mesmos quando sabemos quem somos, quando deciframos nossas necessidades de amar e sermos amados, quando identificamos os motivos dos nossos engajamentos nas lutas diárias e quando decodificamos nossa natureza sócio planetária.
Estou certa de que, cada um de nós, tem urgência em descobrir a sua verdadeira razão de existir, o principal e mais relevante motivo de pensarmos, sentirmos e fazermos tudo que fazemos.
Hoje, acredite, nossa saúde e bem estar emocional e psíquico depende mais de nós mesmos do que de qualquer outro elemento externo.
E sobre a saúde orgânica? E sobre a imunidade? Sobre elas prevalecem todos os cuidados de prevenção, diagnóstico e terapêutica pertinentes às patologias. Mas seguem igualmente atreladas ao estado de motivação interna à qual nós nos submetemos todos os dias, cada minuto de nossas vidas.
Bem estar é um compromisso, permanente, que cabe a cada um… construir.
Busque-se! Encontre o propósito de sua existência e faça por você, tudo aquilo que somente você pode fazê-lo.
Viva uma saúde plena e chame isso de FELICIDADE!
07 de abril – Dia Mundial da Saúde