Hipnose
A Hipnose é uma técnica onde se leva o indivíduo a um estado alterado de consciência, caracterizado por uma atenção central altamente focada e diminuição da percepção periférica, aumentando assim a capacidade de resposta às sugestões do médico (Hipniatra) e consequentes mudanças de significados e registros do subconsciente. A Hipnose está indicada para inúmeros sintomas, trazendo alívio rápido para algumas questões pontuais ou promovendo mudanças mais profundas e específicas de hábitos, comportamentos e sensações, quando se tem instituído um acompanhamento a médio e longo prazo.
A Hipnose está indicada, como técnica auxiliar, no alívio de diversos tipos de dores, no tratamento do tabagismo, compulsões alimentares, agitação, distúrbios do humor, insônia, obesidade, dificuldade de concentração, gagueira, timidez, medos e fobias de vários tipos, como falar em público, estar em lugares fechados, dirigir automóveis, viajar de avião, nadar, escalar e outros. A Hipnose também é utilizada como tratamento coadjuvante da depressão, ansiedade e baixa autoestima, sendo muito eficiente nas dificuldades de relacionamento e traumas do passado, quando associada a Técnica de Regressão.
Sendo a Hipnose uma técnica que induz à alteração do estado de consciência em profundidade variável, esclarecemos que não há perda da consciência e o processo pode ser interrompido a qualquer momento. As técnicas de indução e abordagem terapêutica variam entre a forma dinâmica e não verbal, induções instantâneas sem transe, relaxamento, método clássico e Ericksoniano.
Para alívio de muitos e desmistificação da técnica, o transe hipnótico também ocorre de forma natural na rotina de todos nós, enquanto fazemos algo rotineiro e que nos envolva muita atenção, como quando assistimos a um bom filme no cinema. O transe ainda pode ser classificado como dissociativo ou associativo, este último encontrado com frequência em jogadores de vídeogame, cuja vontade de passar de fase é tão grande que eles entram em transe hipnótico e se esquecem até de cumprir necessidades básicas como da alimentação.
No consultório cada pessoa é avaliada através de uma anamnese detalhada, a partir de onde delineamos as bases do tratamento futuro. O número de sessões é variável, de acordo com o histórico de cada paciente, mas indicamos em média 05 sessões para diagnóstico e reforços pertinentes. O momento da hipnose propriamente dito, dura entre 30 e 45 minutos e fica inserido na sessão de Psicoterapia.